Resiliência para Escolas

Resiliência é a competência, ou capacidade, emocional de superar crises, sendo ao mesmo tempo forte para enfrenta-las e flexível para se adaptar as novas situações impostas pela adversidade.

No mundo atual, o estresse e o burnout vem sendo uma das principais causas de afastamento no mercado de trabalho. Desenvolver resiliência nas equipes é torna-las fortes diante da adversidade. Os professores estão a todo momento enfrentando situações que demandam flexibilidade e criatividade com seus alunos e em suas vidas.

ASA – Aprendizagem Socioafetiva – Resiliência e Psicologia, é uma empresa focada no desenvolvimento de resiliência incompany. Fundada por Priscila Tenenbaum, psicóloga formada pela UFRJ e mestre em psicologia social pela UERJ,Licenciada e treinadora  dos programa Australiano de Resiliência FRIENDS de 2011 a 2015, realizando palestras e treinamentos em todo território nacional.

Resiliência para Escolas: oferecemos palestras para profissionais e para pais, oficinas de resiliência e treinamento da equipe escolar!

Palestras e workshops para desenvolver a resiliência em sua equipe e para tornar seus professores aptos a desenvolver a Resiliência emocional em seus alunos:

CONHECENDO PALESTRA DE 1:30 + 30 MINUTOS DE DEBATES VOLTADA PARA A EQUIPE PEDAGÓGICA E PAIS

Palestra Conhecendo a resiliência – “Resiliência para vida: desenvolvendo saúde emocional” – com duração de 1:30 e mais 30min para perguntas e discussões.

Nesta palestra o tema Resiliência será apresentado, assim como as habilidades necessárias para desenvolver esta competência, tais como:

-Qualidade de vida;
-Pensamentos-Sentimentos-Comportamento;
-Reconhecimento e autocontrole das emoções;
-Resolução de conflitos e assertividade;
-Figuras de identificação;
-Redes de apoio;
-Autoconfiança;
-Metas e resolução de problemas.

EXPERIMENTANDO WORKSHOP DE 5h DE DURAÇÃO SOBRE RESILIÊNCIA PARA PROFESSORES

WorkshopExperimentando Resiliência” com duração de 4 horas – Contando com a Participação opcional da Pesquisadora e Doutoranda Ana El Alchar, autora do Livro: “Resiliência, ferramenta para uma educação de qualidade”. Editora Appris, Curitiba, 2013. Ana aplicará o questionário por ela validado para o Brasil. Priscila Tenenbaum fará uma revisão da teoria e dos fundamentos sobre resiliência, fatores de risco e proteção e indicações de habilidades a serem desenvolvidas para ter mais comportamentos resilientes.

VIVENCIANDO :  PROGRAMA DE RESILIÊNCIA PARA ADULTOS: “FORTE, NÃO RIGIDO”/ Programa AMIGOS para crianças

Para professores: conheça o Programa de Resiliência Adulto – Forte não Rígido, aqui.

Para os seus alunos:
Facilitação dos programas no contra-turno, como oficina extra – enviaremos 2 profissionais para grupos de até 20 crianças;

DISSEMINANDO 
CAPACITAÇÃO DO PROFESSOR PARA DISSEMINAR RESILIÊNCIA

Para treinar um profissional de sua escola em nosso treinamentos abertos, entre em contato e inscreva-os em nossa próxima turma aqui.
Para obter um treinamento interno, solicite uma visita e desenharemos uma proposta para a sua escola, de acordo com o contingente de docentes e alunos da escola.  Toda a comunidade escolar será treinada, favorecendo assim a interdisciplinariedade necessária para a formação da cultura de resiliência em uma escola.