Mindfulness pais e filhos: semeando atenção no aqui agora

1.    Introdução à Técnica de Mindfulness (Atenção Plena)

O termo Mindfulness, comumente traduzido como “Atenção Plena”, significa prestar atenção ao momento presente. Segundo Oxford, Mindfulness é a consciência que emerge quando prestamos atenção de propósito no momento presente, com compaixão, curiosidade e de coração aberto.

A eficácia de mindfulness já foi comprovada nos âmbitos da saúde, da educação e em âmbito empresarial.

Tendo se mostrado eficaz em especial na SAÚDE para:

  • Tratamento de doenças psiquiátricas como depressão, ansiedade, dependência, transtornos de conduta alimentar, obsessivos ou de personalidade;
  • Prevenção de stress e de mal-estar psicológico / desenvolvimento de bem-estar psicológico;
  • Tratamento de doenças fisiológicas via reforço emocional como dor crônica, as doenças cardiovasculares, o câncer e para tratar portadores do vírus de imunodeficiência.

No âmbito EDUCACIONAL, o mesmo vem sendo usado em escolas de ponta de diversos países como UK, USA e Austrália devido aos benefícios que esta prática traz para os alunos, em suas vidas pessoais e no desempenho acadêmico, incluindo:

  • Aumento da capacidade de concentração e do rendimento acadêmico;
  • Aprimoramento das relações interpessoais;
  • Melhoria do ambiente nas salas de aula;
  • Redução da ansiedade.

Conforme indicado em meu CV, sou certificada pela Youth Mindfulness (UK) para ministrar cursos de Mindfulness para crianças com material exclusivo , testado e aprovado em UK. Após ministrar aulas e workshops em diferentes escolas em UK no ano de 2016, voltei para o Brasil para fomentar o ensino de Mindfulness nas escolas do país devido à grande importância e benefícios para os alunos. Desde o início de 2017, participo das atividades extra curriculares da EARJ, dou aulas para diferentes turmas no Gestos, além de workshops para funcionários e professores feito na creche Os Batutinhas.

Workshop para pais e filhos

O workshop é composto por duas partes, uma teórica e outra prática. O objetivo é expor e introduzir a técnica de mindfulness aplicada em crianças.

A parte teórica visa informar os pais sobre a técnica de mindfulness, estudos que comprovam sua eficácia, identificação de benefícios e como inserir atividades no dia a dia de seus filhos

A parte prática é destinada às crianças que irão participar de brincadeiras e práticas que fazem parte do programa completo de Mindfulness para Crianças, desenvolvido no Reino Unido. Maiores informações sobre o programa completo encontram-se disoníveis abaixo.

Condução: Roberta Kerr Pinheiro

http://rpinheirovidamais.wixsite.com/vidamais

Valor do Workshop:

1 adulto + 1 criança    120.00
1 adulto + 2 crianças    160.00
2 adultos + 2 crianças    200.00

  • Duração: 3 horas (sugestão de 14 as 17hrs)
  • Data: 8/07
  • Hora: das 10 as 13 – Pais e filhos de 5 a 8 anos

das 14 as 17 – Pais e filhos de 9 a 13 anos

Caso sejam irmãos de faixas etárias diferentes, indique e sugeriremos o melhor horário

  • Mín inscritos: 5 crianças
  • Max inscritos: 15 crianças (caso o total de inscritos seja maior que 15)

Inscrições: contato@espacoasa.com.br – você receberá a ficha de inscrição e informações para depósito

Caso Haja interesse, abriremos uma turma para o programa de Mindfulness para Crianças no Mês de Agosto

a.    Programa Mindfulness para Crianças

Programa composto por 16 aulas, com material reconhecido e certificado pela Youthmindfulness, pelo General Teaching Council of Scotland e All-Party Parliamentary Report – Westminster.

O programa é indicado para todas as crianças e faixas etárias, mas em especial para crianças com déficit de aten-ção (TDAH), hiperatividade e níveis altos de ansiedade, podendo ser oferecido inteiramente em português, inteiramente em inglês ou mesclando ambos idiomas de acordo com preferência do cliente.

 

Um estudo realizado na Universidade de Edimburgo em 2014, explorando experiências do Programa Mindfulness for Kids concluiu que:

  • 98% Das crianças relataram benefícios em participar no Programa;
  • 92% Das crianças relataram uma maior capacidade para regular as emoções e tolerar fortes emoções;
  • 77% Das crianças relataram melhorias no relacionamento com os colegas e familiares;
  • 72% Das crianças relataram que mindfulness ajuda a concentrar, prestar atenção, e focar;
  • 72% Das crianças relataram uma maior capacidade em ser menos reativo e agressivo para com os outros;
  • 55% Das crianças relataram que mindfulness os ajudou a aproveitar mais a vida, demonstrando gratidão, felicidade e otimismo.

Além das técnicas de mindfulness, atividades e brincadeiras que desenvolvem sentimentos como a gratidão e bondade fazem parte do programa, incluindo lguns exercícios de Qi Gong que combinam respiração e movimento corporal e ajudam as crianças a desenvolver consciência corporal.