Workshop: Praticas de Mindfulness para Crianças e Adolescentes: abordagens clinica e escolar

 

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Lucianne Valdivia, Psicóloga CRP 07/7966, especialista em Psicoterapia, Mestranda em Psiquiatria: Ciências Comportamentais pela UFRGS pesquisando Bem-Estar e Qualidade de vida em Crianças e Adolescentes, Instrutura de Mindfulness para Crianças e Adolescentes pela Mindful Schools/Califórnia, Instrutora de Mindfulness para crianças e adolescentes (em formação) pelo Método de Atenção Funcional – AMT Eline Snell/Holanda, Instrutora de Mindfulness pelo Método de Prevenção da Recaída pela Unifesp. Possui formação em Terapia Comportamental Dialética pela Behavioral Tech – Instituto Linehan. Psicoterapeuta Infanto-Juvenil e de adultos há 20 anos com abordagens congnitivo-comportamentais e contextuais (Terapia de Aceitação e Compromisso e Terapia Comportamental Dialética).

 

Conceito: o que é mindfulness?

Mindfulness pode ser definido como prestar atenção, intencionalmente, sem julgamento, no momento presente. Podemos estar atentos aos nossos sentidos e ao nosso mundo interno, nossos pensamentos e emoções. É um estado psicológico que está presente em cada um de nós, porém pouco nos dedicamos a desenvolver essa qualidade de atenção.

História do Mindfulness

As práticas de mindfulness são milenares dentro da tradição budista, mas sua introdução de forma secularizada dentro da ciência se deu no início dos anos 80 com JonKabat‐Zinn através do programa de Redução do Stress baseado em Mindfulness, no Hospital Geral de Massachussets.

Atualmente na medicina, psicologia, ambientes corporativos e em outros contextos há práticas de mindfulness para redução de stress, dor crônica, depressão, entre outras várias indicações terapêuticas e preventivas para as quais as práticas já demonstram evidência científica nos últimos 30 anos.

Mindfulness na Educação:

As pesquisas têm demonstrado cada vez maiores evidências sobre os benefícios que as práticas de mindfulness promovem no ambiente escolar, tanto na prática com os alunos quanto com professores e demais funcionários da escola.

– Aumento da capacidade de concentração
– Aumento da capacidade de autoconsciência (reconhecimento das emoções)

– Melhor controle dos impulsos (mindfulness auxilia no desenvolvimento do córtex pré-frontal, região cerebral responsável pelo controle inibitório)

– Redução do stress (melhora na habilidade de autorregulação emocional) – Aumento da empatia e desenvolvimento de uma habilidade compassiva

Mindfulness na prática clínica:

 

Muitas vezes nossos clientes não tem a sorte de estudarem em escolas que promovam o treinamento de mindfulness e no ambiente clínico, o psicólogo poderá ensinar algumas práticas para que seu cliente possa:

– regular suas emoções de forma mais eficaz

– manter-se mais consciente e no aqui agora

– lidar com a ansiedade

-aumenta a concentração.

 

O workshop acontecerá no sábado, dia 19 de novembro de 2016

 

Para se inscrever envie um email para: resilienciaparavida@gmail.com

 

Até 15 de Outubro:

Profissionais: R$ 350,00 –  sócios ATC – R$ 315,00 em deposito em conta. Solicite dados bancarios e envie comprovante para o email: resilienciaparavida@gmail.com

Após 16 de Outubro   Profissionais: R$ 380,00  – sócios ATC – R$ 350,00 *Via depósito bancário – solicitar conta por email contato@espacoasa.com.br Estudantes: R$ 300,00



Inscrições em grupos de 5 pessoas – pagam como estudantes!

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