Ansiedade e Terapia Cogntivo Comportamental (TCC)

Ansiedade e Terapia Cogntivo Comportamental (TCC)

A cada ano que passa uma palavrinha tem se tornado uma das preferidas em jornais, revistas, redes sociais, conversas, na sala de aula… E é a ansiedade. Mas o que seria? Ter ansiedade é bom? O que se pode fazer para diminuir isso e não atrapalhar o bem-estar do indivíduo? Será que há como aprender a controlar?

A infância tem se tornado um dos principais focos dos transtornos de ansiedade. Cada vez mais, surgem problemas relacionados a aprendizagem, atenção, comportamento, habilidades sociais, como reflexo de uma sociedade que está em ritmo acelerado, gerando o sentimento da angústia (ansiedade) de forma contínua e gradual.

A ansiedade é um fenômeno do ser humano, que pode nos ajudar, mas também pode nos atrapalhar, e muito. Por fazer parte do nosso sistema orgânico funcional, não há a possibilidade de eliminá-la, até porque também há vantagens em ter essa sensação. O que podemos é aprender formas de identificar o porquê e como nos atrapalha, buscando estratégias para modificar a sua ativação disfuncional.

A forma como um indivíduo pensa, sente e se comporta está diretamente ligada ao seu funcionamento, esses elementos são chamados de tríade cognitiva. Sendo assim, os pensamentos negativos, geram emoções negativas que gerarão comportamentos negativos e com isso mais pensamentos negativos…. Virando um ciclo, ou melhor, a tríade cognitiva disfuncional.

Mas como a psicologia poderia ajudar a modificar isso? Com base no funcionamento individual, o paciente em conjunto com o Terapeuta Cognitivo Comportamental vai entender o seu funcionamento, e assim validar o que é disfuncional, real, negativo, positivo, fantasia etc. Com o tempo, esse paciente será capaz de identificar suas questões e modifica-las sozinho, virando seu próprio Terapeuta.

A Terapia Cognitiva Comportamental é uma abordagem dentro do campo da Psicologia, que tem ganhado seu espaço de reconhecimento devido a sua eficácia. Essa linha tem como característica a comprovação científica das técnicas, teorias e modo de utilização.